terça-feira, 15 de setembro de 2009

Plágio≠Plágio

Alguns meses atrás se discutiu muito sobre o plágio na propaganda, engraçado que não tenho uma opinião radical como mtos daqui tiveram, vocês vão algumas peças "plagiadas"...
vão ver a peça do IESB que os "profissionais" e "estudantes" crucificaram a instituição e agência que fez, que nada mais menos que a Bees, do premiado Hamilton, que foi o profissional do ano da publicidade de 2008.

Minha opinião sobre o plágio, que na publicidade é muito difícil você não ver ou criar uma peça sem ter referências de outras peças... seja um cartaz, folder, logomarca e até mesmo comercial. Mas eu procuro avaliar a qualidade do trabalho.

Acho que quando se faz bem feito, não estou falando que temos que copiar peças ou campanhas, mas ao retrabalhar e utilizar os elementos para compor uma peça. Acho que se pode ver e avaliar dessa forma, não sou a favor de cópias... plágios... chupadas... clones... coisas do tipo... mas acho, que a publicidade com a chegada da internet, veio nos ajudar, a ter acesso a mais referências (lembrando que antes era através de revistas, anuarios, livros que raramente podiamos comprar), assim como os escritores, utilizam outros livros para ajudar ou orientar escrever sua obra, nós publicitários, diretores de artes... redatores... mídias... produtores gráficos... criadores.... usamos e buscamos referências para compôr uma peças publicitária.

Toquei neste assunto por conta de algumas peças que vi em alguns blogs de Teresina criticando algumas peças... mas precisamente uns outdoors que era plágios... e até mesmo logomarcas... como disse antes... antes de uma critica, ou de minha opinão procuro ver a qualidade do trabalho. Não devemos perder tempo criticando materiais de baixa qualidade, feito por sei lá quem... temos muitos bons profissionais no Estado.

Como estava sem escrever e sem enviar algo de interessante, escrever algo para amigos e profissionais que tenho um carinho especial.

IESB
http://www.youtube.com/watch?v=bqQDVSfplVU

Unaerp (não eh de BSB)
http://www.youtube.com/watch?v=UhOayMKQaGU&feature=related

Um abraço a todos.