terça-feira, 27 de maio de 2008

70ª. Feira de Trocas de Olhos d´Água

30 de maio a 1o. de junho de 2008.

No próximo final de semana acontece a tradicional Feira de Trocas de Olhos d´Água, no município de Alexânia/GO. Essa edição vai homenagear sua idealizadora, professora Lais Aderne, que morreu no ano passado, e tem por objetivo resgatar a tradição cultural da terra, interior de Goiás. A feira oferece aos turistas o melhor do artesanato de raiz, comidas típicas e, ainda, shows que incluem viola caipira, catira, banda de música e até um animado arrasta-pé, com música caipira ao vivo. Uma programação cultural abrangente que vai agradar a todos os públicos, seja de crianças, jovens, adultos ou o pessoal mais maduro.

Para quem não conhece a feira, aí vai uma breve retrospectiva. No início dos anos 70, Lais Aderne chegava a Olhos d´Água, um pequeno povoado do interior de Goiás, há 100 km de Brasília. Apaixonada pelo artesanato de raiz, se encantou com a tecelagem, o trabalho com fibras, a cerâmica utilitária, as esculturas em madeira e espinho da árvore mama-de-porca, além de outros. Criou a associação de artesãos e começou o trabalho de resgate dos fazeres culturais daquela comunidade.

Naquela época, apesar de estarem próximos a duas capitais, os moradores de Olhos d´Água praticamente não compravam nada além do sal, que mandavam buscar de carro de boi em Corumbá, município vizinho. Os demais bens de consumo eram trocados entre si. Se um produzia feijão e outro tinha abóbora, era feito o escambo. Se uma artesã tecia uma coberta ou um pano para calça, trocava por um saco de farinha. Assim, a comunidade atendia suas necessidades. Vendo isso, Lais idealizou uma feira que atraísse a atenção de um novo público e ampliasse o mercado de trocas dessa comunidade. Surgiu, então, em 1974, a primeira Feira de Trocas unindo as duas práticas tradicionais naquela comunidade: o escambo e o artesanato de raiz.

Desde então, a feira acontece duas vezes por ano, sempre no primeiro domingo de junho e de dezembro. A troca é o ponto forte. Os turistas trazem coisas como roupas, sapatos, acessórios, utilidades domésticas usadas, mas em bom estado de conservação, e negociam diretamente com os expositores. O negócio é bom para os dois lados. Quem vem de fora deixa produtos úteis para os artesãos e leva para casa trabalhos artesanais como tapetes, bonecas, caminhos de mesa, chapéus, bolsas, esculturas, cerâmicas e adornos para casa e até produtos da roça como doces de frutas da região, queijos, ovos caipiras, feijão etc. O dinheiro também é bem-vindo.

Apesar de nunca ter sido interrompida, com o passar do tempo e a falta de apoio oficial, a feira foi perdendo força. Nos últimos 3 anos, a Prefeitura Municipal de Alexânia, que tem como parceira a Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável de Olhos d´Água – Acorde-, vem resgatando a feira, apoiando os artesãos e valorizando as tradições da comunidade. A prova disso é o fato de que a secretária de cultura, turismo e meio ambiente é a Fatinha, uma conhecida artesã, nascida e criada em Olhos d´Água, cujo trabalho com tecelagem e fibras é reconhecido nacionalmente.


Programação
Dia 30 de maio – sexta-feira
18:30h – Abertura Oficial
19:00h – Apresentação da Orquestra de Violeiros de Alexânia
20:00h – Dupla sertaneja Dom Carreiro e João Carlos – Unaí/MG
21:30h – Música de raiz – Afonso Gadelha e Banda – Brasília/DF
23:00h – Show sertanejo e bailão – Banda Wilker e Wanderson – Alexânia/GO
Animado arrasta-pé no tablado – não percam
Dia 31 de maio – sábado
07:00h – Fazendinha, com produtos rurais diretamente do produtor
14:00h – Exposição e venda de artesanato e pintura
18:00h – Show musical – compositor e intérprete Paulo Tovar – Olhos
d´Água - Alexânia/GO
19:00h – Apresentação do Coral Infanto-juvenil de Olhos d´Água – Alexânia/GO
19:45h – Araújo do Norte e seu Trio Asa Branca – Brasília/DF
20:15h – Apresentação do Grupo de Catira – dança folclórica – Formosa/GO
21:15h – Show musical – Quarteto Pererê – São Paulo/SP
22:45h – Recital de Poesia Matuta – Ruiter Lima e Carlinhos Piauí – Brasília/DF
23:15h – Show musical – Rafael Silva e Banda – Brasília/DF
Dia 1º. de junho – domingo
07:00h – Fazendinha, com produtos rurais diretamente do produtor
07:00h – Exposição e venda de artesanato e pintura
08:00h – Apresentação da Banda 13 de Maio – Corumbá /GO
09:00 h– Apresentação do Grupo de Catira – dança folclórica – Formosa/GO
09:40h – Apresentação do grupo de teatro Mamulengo sem Fronteiras – Brasília/DF
10:00h – Apresentação do grupo musical Jenipapo – Brasília/DF
11:00h – Apresentação da Banda La Cecília – Palmas/TO
12:00h – Apresentação da Banda Face – Alexânia/GO

Nenhum comentário: