quinta-feira, 12 de junho de 2008

Como 12 de junho foi escolhido o Dia dos Namorados?

Um texto muito fera, sobre a origem do Dia 12 de Junho no Brasil. Fera!!!!!

Diferentemente do que acontece no Brasil, o Dia dos Namorados em vários países do Hemisfério Norte é comemorado em 14 de fevereiro, em homenagem à morte de São Valentino. Tanto é que lá, a data é chamada de Valentine’s Day.

Padre Valentino ficou conhecido como protetor dos amantes porque - durante a Idade Média - foi contra a proibição do Imperador Claudius II, que impedia a realização de matrimônios durante as guerras. Ele achava que os solteiros eram melhores combatentes.

São Valentino foi preso e, enquanto aguardava sua execução, acabou se apaixonando pela filha cega do carcereiro, que mais tarde, por milagre, recuperou a visão. Antes de ser executado, escreveu uma carta de amor à Asterius, como forma de despedida, onde assinou como “Seu Namorado”.

No Brasil, a data não tem uma história tão poética assim. Por aqui, o Dia dos Namorados surgiu em função de uma propaganda criada pelo publicitário João Dória para as lojas Clipper, em 1950. Como as vendas do mês de junho eram muito baixas, a rede paulista resolveu recorrer a uma campanha de marketing para alavancar as vendas.

O slogan “Nem só de beijos vive o amor” e os vários prêmios conquistados pela agência Standard e pelo publicitário fizeram com que a Confederação de Comércio de São Paulo oficializasse o dia 12 de junho como Dia dos Namorados. A data foi escolhida por ser véspera do 13 de junho, dia de Santo Antônio, considerado santo casamenteiro.

Nenhum comentário: