segunda-feira, 9 de junho de 2008

Moda+Oportunidade=Retirada do Ar

Eh, campanha da C&A, para o dia dos namorados foi retirada e recolhipa pela polícia e Procon... muito cuidado ao trabalhar campanhas de moda e estilo, para ser apelativa... mais vamos ser sinceros... qual campanha
de moda não é um pouco "apelativa e quente"...

Matéria...

Campanha do Dia dos Namorados da C&A usa erotismo e é recolhida pela polícia e Procon

06/06/2008 14:28:48 - Redação Gazeta Rádios e Internet

Um encarte publicitário do Dia dos Namorados distribuído pela loja C&A foi alvo de uma ação do Procon Estadual, Procon de Vitória e Delegacia de Proteção ao Consumidor. A campanha, intitulada “Papai-Mamãe não!!!”, trazia mensagens e encartes com propaganda abusiva na avaliação dos representantes dos órgãos de defesa do consumidor. A operação de recolhimento do material divulgado nas lojas da empresa começou com uma denúncia anônima de um pai, que flagrou a filha de apenas 11 anos com o encarte nas mãos.

A gerente do Procon Estadual, Denise Izaita Pinto, relata que o consumidor procurou a polícia assim que identificou que o encarte estaria disponível em todas as lojas. “O consumidor relata que a filha dele de 11 anos brincava com dois dadinhos de papelão. Ele então viu que esses dadinhos tinham informações como massagear, beijar, morder, acariciar, lamber em algumas partes do corpo. Ele ficou surpreso e perguntou a filha onde ela teria conseguido aquele material. O pai seguiu até a loja e verificou que o encarte era distribuído sem discriminação alguma e se sentiu lesado pela alusão a sexualidade”.

Foi o que também aconteceu com o advogado Rodrigo de Oliveira, que passeava em um shopping center no final de semana passado. Ele contou que os dois filhos dele tiveram acesso ao material em uma loja C&A. O problemas é que um dos filhos tem 5 e outros tem 13 anos. "Quando eu vi o material nas mãos dos meus filhos eu me senti lesado porque toda a educação que meus pais me deram e que eu tento passar para eles foi lesada. Por isso, enviei um e-mail para o Ministério Público com a denúncia e fui atendido. O problema é que além dos bonequinhos que faziam alusão ao sexo, o material estava na porta da loja a uma altura que qualquer criança de cinco anos poderia alcançar".

No encarte distribuído nas lojas, havia ainda posições do Kama sutra. Todo o material publicitário da campanha do Dia dos Namorados foi recolhido de três estabelecimentos vistoriados simultaneamente pela Polícia Civil e por representantes do Procon.
Foram recolhidos banners das paredes, cartazes da vitrine, sacolas e os encartes com o dado erótico. A operação foi comandada pelo delegado titular da delegacia do Consumidor, José Darcy Arruda. “O consumidor leva para casa um inofensivo encarte, quando na verdade o material é um manual de sexo explícito. Qualquer criança pode ter acesso a esse material que é de conteúdo adulto”.

Os gerentes das três lojas receberam a autuação e a voz de prisão em flagrante. Eles foram ouvidos e liberados pelo delegado. Segundo o delegado Darcy Arruda, como responsáveis pelos estabelecimentos, eles foram enquadramos no artigo 37, que dispõe sobre abusos da publicidade. O estabelecimento terá um prazo de 10 dias para apresentar a defesa, a contar da próxima segunda-feira (9). A multa para este caso fica entre R$ 200,00 e R$ 3 milhões.

Todo o material referente a campanha “Papai-Mamãe não!!!” foi recolhido das lojas. A gerente do Procon Estadual, Denise Izaita enviou comunicado ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC para desencadear uma ação nacional de recolhimento do material publicitário.


O outro lado

Por meio de nota, a C&A informou que recolheu todo o material disponível nos pontos-de-venda referentes a Campanha do Dia dos Namorados. A empresa também informou que modificou os comerciais exibidos na TV. A loja reforçou que não teve a intenção de causar constrangimento à população.

Um comentário:

"Clico, logo existo" disse...

O consumo já deixou de ser visto apenas como fenômeno de mercado por muitos estudiosos e o caso em tela é uma ótima oportunidade para o debate sobre cultura, construção da identidade e subjetividade e consumo. Algumas discussões estão rolando na comunidade do orkut "antropologia e consumo." confira.
Patricia Pavesi, coordenadora do grupo de pesquisa antropologia do consumo - Depto de Ciências Sociais/UFES